data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal
O agricultor Gilberto Teixeira, filho de Ari José Teixeira e Sueli da Silva, falecidos,
nasceu em Santa Maria. Ele teve seis irmãos, Valdeci, Erci, Izabete, Celmira, Regina e Vadeli, falecido.
Sem muitas oportunidades, passou, praticamente, toda a vida em Campo da Pedra, interior de Dilermando de Aguiar, onde realizava trabalhos na zona rural. As atividades da vida no campo eram a paixão de Gilberto, assim como os rodeios e churrascos. Ele gostava de laçar e se divertir com os amigos. Teixeira foi casado com Odete da Silva, e teve os filhos Cristiano, falecido, Gilvani e Gilnei.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Gilvani, 26, lembra que o pai queria muito ser avô.
- Ele sempre dizia que era o único entre os irmãos que ainda não tinha netos. Para a alegria dele, foi presenteado com duas netinhas gêmeas, a Sophia e a Valentina - conta a filha.
Ainda segundo ele, o agricultor apreciava a natureza e a lida campeira.
- Meu pai gostava muito das lavouras e da criação de gado. Lembro que ele considerava isso sinônimo de fartura - completa Gilvani.
Gilnei, 24 anos, é grato por tudo o que o pai fez por ele e pela família.
- Só tenho a agradecer pelo aprendizado e cuidado recebidos. Guardarei para sempre a lembrança das nossas campereadas - emociona-se Gilnei. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Em junho do ano passado, Gilberto descobriu um câncer na laringe. Conforme Gilvani, o pai foi corajoso para enfrentar a doença enquanto conseguiu.
- Ele lutou bastante, foi forte. Fica a saudade do melhor pai que poderíamos ter. Com certeza, ele sempre nos proporcionou o melhor. Gostaríamos que ele tivesse mais tempo com as netas, mas não foi possível. É difícil para todos nós, mas sabemos que ele está nos cuidando de onde estiver - diz a filha.
Gilberto Teixeira morreu, aos 56 anos, em 20 de outubro de 2020, em decorrência das complicações do câncer na laringe. O agricultor foi sepultado no dia seguinte, no Cemitério de Campo da Pedra, em Dilermando de Aguiar.